Descrição
Concebido na colheita 1964, este tinto figura como um marco na história do vinho italiano pelo seu inovador método de vinificação de dupla fermentação. Consiste em adicionar ao tinto recém-produzido 25% de uvas das mesmas variedades levemente desidratadas pelo appassimento. Isso acaba promovendo uma segunda fermentação alcoólica. Em seguida, inicia-se a fermentação malolática e, no final, 2/3 do vinho maturam em grandes cascos de carvalho da Eslavônia e 1/3 em barricas novas de 600 litros de carvalho francês e da Eslavônia. O resultado é um tinto de muita garra, em um estilo entre o alegre Valpolicella e o sofisticado Amarone. Campofiorin é rico em aromas de frutas vermelhas e pretas, como ameixa e cereja, mescladas a especiarias doces, como canela. Encorpado e cheio de sabor, tem boa acidez, textura aveludada e longa persistência.
Características:
- Validade: 24 meses
- País: Itália
- Tipo de Vinho: Vinho Tinto
- Uvas: Corvina, Molinara, Rondinella
- Teor alcoólico: 13%
- Tipo de Fechamento: Rolha
- Safra: 2017 sob consulta
- Visual: Rubi profundo com reflexos violáceos.
- Boca: Encorpado e cheio de sabor, tem boa acidez, textura aveludada e longa persistência.
- Nariz: Um tinto de muita garra, em um estilo entre o alegre Valpolicella e o sofisticado Amarone. Rico em aromas de frutas vermelhas e pretas, como ameixa e cereja, mescladas a especiarias doces como canela.
- Temperatura: 16 a 18ºC.
- Harmonização: Versátil, combina com massas com molhos ricos (carne ou cogumelos), carne vermelha, caça. Ideal com queijo bem maturado. Ossobuco com polenta, risotos de com cogumelos, bacalhau, lasanhas, rigatoni ao molho a bolonhesa também são excelentes opções.